quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Cozido Belga de Carne com Cerveja

Carbonade Flamande (Nome oficial)

Tempo de preparo: 3h00min
Rende: Muito, 1 Kg de carne! o.O

Ingredientes:

1 kg de acém (corte em cubos aproximados de 3cmx3cm)
3 cebolas (fatiadas, vai sumir no cozimento)
3 dentes de alho
50g de farinha de trigo
80ml de óleo
50g de manteiga
3 garrafas (pilsen, 355 mL) de cerveja clara belga (não precisa ser belga, mas não vão usar essas pilsen nacionais tipo Skol, Brahma e tal, né? A carne ja é baratinha, dá pra gastar um pouco mais na cerveja.)
60 ml de vinagre de vinho (pode ser branco)
50g de açúcar mascavo (sim, tem q ser o mascavo)
4 cravos
Canela (ao seu gosto porque no meu não tem)
2 ramos de tomilho fresco
2 folhas de louro
Talos de salsa (a gosto)

Modo de preparo:

 

Use uma frigideira (ou uma panela de ferro) para dourar, no óleo, os cubos de acém e reserve. Na mesma frigideira, doure bem na manteiga as cebolas fatiadas e junte o alho. Devolva a carne, junto com a cebola, e coloque os cravos, a canela, o açúcar e, finalmente, a farinha de trigo, envolvendo os cubos de carne. Adicione o vinagre e a cerveja até cobrir a carne. Inclua o bouquet garni (tomilho, louro e salsa) e ainda o sal. Deixe ferver e tampe para cozinhar no forno por, aproximadamente, 2h30 ou até a carne ficar macia. Sirva acompanhado de batata frita ou massa seca.

Detalhes:
Dá pra fazer no fogão? Sim, dá, mas tem que ser em fogo baixo e ela vai exigir um acompanhamento, você terá q olhar de tempos em tempos, mexer e eventualmente colocar mais caldo (pode ser só agua ou até mais cerveja).
No forno não acontece isso porque o calor atingirá a panela por igual. No fogão será debaixo para cima, por isso que pode queimar e secar.



Dica: Como nem todo mundo tem panela de ferro ou similar, depois que ferver, transfira TUDO para uma assadeira e tampe com papel alumínio. Pronto, pode ir para o forno \o/

Fonte: Hannah, Skoob 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conhece essa receita? Deixa seu comentário.
Tem uma dúvida? Procure a referência indicada na postagem porque eu não sou cozinheira! rsrsrs
Boa sorte!
Enjoy your meal o/